Artigos - O que Turra tem a dizer
Artigo publicado na ZH


Artigo publicado na ZH

Chega de ver o futuro passar pela janela* 03.09.2018

Recluso dentro de casa, vendo a vida passar pela janela todos os dias: eis um resumo do Brasil destes tempos. Um país em estado de paralisia, que abdicou de ir para frente, de fazer algo diferente. Que cada vez mais se isola do mundo – enquanto todo o resto segue em movimento.

A razão dessa inércia não recai sobre o conjunto de brasileiros. Ao contrário, pois nossa população mostra no dia a dia a força do empreendedorismo e da inovação, criando soluções e buscando saídas mesmo com as graves crises. Carecemos, no entanto, de governos que estejam nessa sintonia. Obstinados, incomodados, com vontade. Alinhados com as nações desenvolvidas, importando bons exemplos, buscando novos negócios.

Vejo nos governos uma apatia. Uma falta de apetite, como se estivéssemos satisfeitos com o que temos. Mas estamos longe do ideal. Um país sem grandes acordos comerciais — o principal deles, no Mercosul, com muito menos intensidade do que se esperaria. Uma nação que deixa fugir seus cérebros. Que se distancia dos setores avançados da economia, como o campo, que se tornou uma potência apesar de diversos entraves. A burocracia impera e emperra o Brasil, que fica para trás.

Ao mesmo tempo, nossos vizinhos fazem sua parte. O Chile sempre se destaca, com sua economia aberta e vibrante. Este ano, foi um dos 11 países a assinarem uma nova versão do Acordo Transpacífico, que inclui também Peru, Canadá, México e Japão. Recentemente, o Paraguai tem atraído muitos negócios brasileiros, graças ao seu ambiente favorável, sistema tributário mais simples e menor burocracia.

Quanto tempo mais ficaremos reclusos? Quando deixaremos de ser plateia para sermos protagonistas? A retomada do crescimento passa por quebrar esse paradigma. Que paremos de andar em círculos, remoendo diferenças e problemas. Sigamos para a frente, integrando-se ao globo e buscando novas ideias. Investindo em pesquisa, com uma educação moderna e formação profissional.

Chega de ver o futuro passar pela janela. É hora de o país deixar a inércia para trás e andar ao lado do mundo, construindo o amanhã que queremos. Esse é o caminho para alcançarmos o desenvolvimento e justiça social para todos os brasileiros.

Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Capella Design