Artigos - O que Turra tem a dizer
Foto: Google Imagens


Foto: Google Imagens

Propostas para um Brasil melhor 09.01.2013

Com extrema felicidade, em sua última edição a revista Veja reuniu um time de grandes pensadores brasileiros de várias áreas, como Edmar Bacha, Armínio Fraga e Raul Velloso. A proposta foi destacar soluções objetivas para estimular o desenvolvimento nacional. O resultado foi consolidado em 11 propostas claras para acelerar o ritmo de crescimento da economia brasileira e, também, atender a questões sociais, através de medidas que atacam a ineficiência e a corrupção, por exemplo.

Na área social, o uso eficiente dos investimentos sociais; direcionamento dos serviços públicos de previdência, saúde e educação a classes menos favorecidas; melhoria da qualidade do ensino através de autonomia dos diretores de escolas e adoção de regras únicas para os sistemas de saúde – público e privado – estão entre as propostas tão simples quanto geniais destacadas por esses eminentes especialistas de várias áreas.

Na área econômica, duas propostas beneficiam diretamente os trabalhadores: a liberdade para que cada um decida como aplicar sua poupança, saindo da rigidez das regras do FGTS, e a livre negociação dos contratos de trabalho para os assalariados acima da faixa de isenção do Imposto de Renda, medida que também ampliaria a oferta de emprego.

Ainda especificamente sobre a economia, uma das propostas vai ao encontro de uma das principais bandeiras da União Brasileira de Avicultura (UBABEF): aprimorar a infraestrutura brasileira. A solução destacada na reportagem de Veja determina que o investimento anual do governo em transporte não seja inferior a 1,4% do PIB.

Gostaria de contribuir com uma 12ª proposta: estabelecer uma taxação única – e baixa –, como é prática nas maiores economias do mundo, para os impostos sobre os alimentos. Tal medida ampliaria a inclusão social, teria efeitos benéficos sobre a saúde dos brasileiros e aumentaria a disponibilidade de recursos do orçamento doméstico para outras despesas.

Francisco Turra - Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), ex-ministro da Agricultura.

Capella Design