Artigos - O que Turra tem a dizer

Abpa quer acordo Ue-Mercosul 02.06.2014

A negociação do acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia (UE), que se aproxima da fase da troca de ofertas, desde o final de março tem um elemento novo: a criação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), resultado da junção da UBABEF (aves) e da ABIPECS (suínos). Trata-se da maior entidade representativa do setor de proteína animal do Brasil, com 132 associados.

A ABPA deseja a conclusão bem-sucedida do acordo UE-MERCOSUL. Um de nossos desafios é apresentar ao governo uma proposta única do MERCOSUL para o setor de carne suína, semelhante à que existe para as aves e que foi considerada um exemplo pela diplomacia brasileira.

Na elaboração das ofertas, o objetivo é alcançar a quantidade mínima de produtos, prometida aos europeus, que terá a alíquota zerada (87% do comércio entre os blocos).

O acordo birregional tiraria o Brasil de uma letargia em matéria de acordos comerciais. Os que temos têm sido pouco ambiciosos. Além do MERCOSUL, o Brasil possui acordos de complementação econômica (de preferências tarifárias) celebrados no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração – Aladi com Chile, Bolívia, México, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba, Guiana e Suriname. Fora da região, o Brasil tem três acordos de livre comercio, com Israel, Egito e Palestina, e dois de preferências tarifárias, com Índia e África do Sul, e com a União Aduaneira da África do Sul (SACU).
Estamos na contramão da tendência mundial dos megablocos comerciais.

Os EUA dispõem de 20 acordos preferenciais em funcionamento. A UE tem 47 e outros 69 sendo negociados ou pendentes de conclusão oficial, além de seis cuja abertura de negociação está sendo considerada. A Parceria Transpacífica (TPP) abrange 12 países da região Ásia-Pacífico e deve estar concluída no final deste ano. A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), entre a UE e os EUA, teve as negociações iniciadas em junho de 2013 e quatro rodadas de negociação.

Francisco Turra - Presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)



Capella Design