ARTIGO

Por que acredito no Brasil

O Brasil me faz ser um incorrigível otimista. E não, não me enquadro no grupo dos que fecham os olhos para nossos inúmeros problemas. Pelo contrário: nesta lida de mais de quatro décadas no setor público e na iniciativa privada, presenciei toda sorte de desafios – crises internacionais, instabilidades políticas, ondas protecionistas e turbulências financeiras.


Apesar de todas essas situações, nós sobrevivemos. E mais: seguimos em
frente, com perseverança e fé no propósito, sempre buscando melhorar. Ao longo de minha trajetória, acompanhei mais de perto o fantástico exemplo do agronegócio. Seja como ministro, seja como líder associativista, vivi intensamente o crescimento e a ampliação da presença internacional do Brasil.


Isso não é resultado do trabalho de uma só pessoa: é fruto do suor de homens e mulheres que ampliaram a competitividade e o reconhecimento ao produto nacional. Com isso, fincamos bandeira em novos mercados e nos consolidamos como um grande exportador. Fico feliz de ter dado minha contribuição como presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade que integra a avicultura e a suinocultura no país, e da qual agora me despeço de funções executivas. Seguirei
como conselheiro da instituição e ligado ao agro em minha atividade como consultor, sempre buscando contribuir.


A confiança no amanhã, é claro, não nos dá a clarividência para saber quais
caminhos e obstáculos surgirão logo à frente. Está aí 2020 para provar como tudo pode mudar tão rapidamente. Mas, identifico no Brasil um pendor para ser o grande celeiro global – um líder na produção e na exportação, capaz de alimentar o mundo inteiro. Competência para isso, nós temos.


O agronegócio que eu vi crescer e vejo a cada dia é uma amostra do que há de melhor em nosso país. Uma nação destinada à grandeza, à liberdade e ao trabalho. Uma terra abençoada por Deus, rica e fecunda. Um povo de espírito alegre empreendedor e generoso – resiliente nos dias de tormenta, esperançoso nas claras manhãs de colheita. Mesmo que haja tantos motivos para o contrário, eu sou – e seguirei sendo – um incorrigível otimista. Porque, afinal, eu acredito no Brasil.

Ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Proteína
Animal (ABPA)

Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Compartilhar artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Outros Artigos

Av. Carlos Gomes, 1492, conj. 1301
90480-002 – Porto Alegre/RS
51 3085.7908

Vamos conversar sobre o seu projeto?
Entre em contato:

* Campos obrigatórios

Desenvolvido por:

Copyright © 2020 Francisco Turra Palestras e Debates All rights reserved.